Chá da tarde com bolo! Não existe momento mais feliz do que esse ainda mais quando o bolo está quentinho e além de tudo, é saudável!

Para a receita da semana teremos: Bolo de Banana!  A principio, a receita era um teste para ver como ficaria um bolo zero lactose, e no fim, ficou lindo, fofo e maravilhoso, e teve aprovação geral!  

Primeiro de tudo, ligue o forno em deixe em 180 graus Celsius para ir aquecendo; 

Para a receita da Massa, usei:  

♥ 3 bananas amassadas
♥ 1 xícara de leite de soja
♥ 2/3 xícara de óleo de semente de girassol
♥ 1 xicara e ½ de açúcar demerara orgânico  
♥ 11 colheres de trigo
♥ 4 ovos inteiros (orgânicos)
♥ 1 colher de chá de fermento em pó químico  

Jogue os ingredientes líquidos e as bananas amassadas na batedeira e bata. Aos poucos adicione o açúcar, depois o trigo e quando já estiver tudo bem homogêneo, desligue a batedeira e coloque o fermento. É melhor misturar o fermento a mão. Esse processo vai melhorar a ação de seu fermento e fazer seu bolo crescer mais. 

Eu coloquei essa massa dividida em duas formas pequenas (aproximadamente 10x20cm) untadas e assei por 40 minutos. Se o seu forno for mais potente, espete com um garfo depois de 30 minutos para ver se já está assado. Sempre mantenha fogo baixo para não tostar por fora e ficar cru por dentro. 

Para a Cobertura, usei: 

♥ 1 caixinha de creme de leite de soja
♥ 2 colheres de sopa bem cheia de cacau em pó
♥ 1 colher de sopa bem cheia de açúcar demerara orgânico  

Coloquei todos os ingredientes em uma panela e fiquei mexendo até ferver. Depois disso, abaixei o fogo, continuei mexendo freneticamente até ficar em uma consistência mais cremosa (mais uns 3 minutos depois de ferver). Como a minha vontade de comer bolo quentinho era maior do que a vontade de seguir as regras de desenformar bolo, não esperei esfriar para desenformar mas mesmo assim ele saiu bem fácil da forma! 

Fiz uns furinhos na massa (para absorver melhor a cobertura) e joguei a calda de chocolate que eu fiz.  Bolo pronto, chazinho pronto, e temos o café da tarde mais gostoso do universo! 

Fotos by Nina Vilas Boas

Gente, não tem desculpa, a receita é super fácil e rápida de faze. Se preferirem, podem colocar açúcar mascavo ao invés do demerara. E se quiser deixar o bolo mais integral e saudável ainda, substitua metade do trigo que vai na receita, por trigo integral. A massa fica mais densa, mas fica muuuito bom também.  E, é claro, castanhas e nozes combinam bastante com o sabor da massa. Se quiser, pode acrescentar pedacinhos dessas oleaginosas ao bater massa também. 

Espero que tenham gostado!

Muak!

Tags:
Tudo Orna
http://www.tudoorna.com