ESPAÇOS PEQUENOS

by , 18/10/2013 //

Foto: arquivo pessoal

Oi gente, tudo bem?

Depois da série sobre reciclagem de materiais, estávamos pensando no que escrever pra vocês. Daí veio a idéia da minha própria casa (Vinícius). Por que não falar sobre o que eu estou passando aqui em casa? Faz pouco tempo que me mudei e o meu maior problema para decorar a minha casa está sendo o pouco espaço, fora o $$$, é claro hahaha!

Então resolvi dar algumas dicas de como vocês podem conseguir deixar os espaços bonitos, mesmo sendo pequenos!

Normalmente os apartamentos menores têm ambientes de cozinha, jantar e estar integrados, então o ideal é economizar ao máximo para caber tudo o que você quer dentro desses ambientes!

Aqui em casa, por exemplo, acabei optando por comprar um sofá sem braço e com pelo menos 2 metros de largura. Sem braço porque dá para acomodar mais pessoas e até, quem sabe, alguém poder dormir já que cabe uma pessoa tranquilamente deitada!

Foto: arquivo pessoal (Vini)

Outra dica super bacana para você aproveitar espaço e também pela praticidade, são os banquinhos. Os banquinhos de acrílico colorido, além de serem objetos decorativos podem ser usados para sentar e acomodar suas visitas ou como apoio onde você pode servir comidinhas. 

Foto: http://diariodamicha.com 

 Foto: arquivo pessoal (Vini)

Usar os espelhos para que a sua casa “aumente” é bem interessante. Se colocados em algumas paredes ou nas portas de armários, podem ajudar a “ampliar” o seu ambiente. Mas cuidado para não deixar sua casa com cara de balada! 

 Fotos: http://www.portobello.com.br/blog

Mais algumas dicas:

01. Peças suspensas como prateleiras e nichos não prejudicam a circulação no ambiente;

02. Móveis dobráveis, empilháveis e desmontáveis facilitam muito na hora de liberar algum espaço. Assim o móvel pode ser guardado ou deixado em algum canto quando não estiver sendo usado;

03. Pense sempre no que será mais útil para o seu dia a dia. Caso você more sozinho, não faz sentido ter uma mesa de seis lugares, por exemplo. Quando houver convidados é melhor improvisar lugares;

04. Não compre vários móveis de uma vez só. Como o espaço é pequeno é melhor organizar o ambiente aos poucos.

05. Não acumule muitos móveis e nem misture muitos materiais para não causar uma poluição visual.

 

Existem algumas empresas especializadas em fabricar móveis que sejam versáteis e específicos para quem não tem muito espaço disponível.

A Meu Móvel de Madeira, de Santa Catarina, produz a cama de casal Till com gavetas  e nichos embaixo que permitem guardar bastante coisa.

Foto: www.meumoveldemadeira.com.br

 A italiana Clei, fabrica o sofá DOC que se transforma em beliche. Existe móvel mais versátil que esse? 

Fotos: http://www.clei.it

A Resource Furniture também é uma empresa italiana bastante famosa por produzir móveis bastante versáteis para casas e espaços pequenos. Este vídeo mostra grande parte dos móveis feitos por eles.

Vale a pena assistir!

Aqui vocês podem ver mais alguns vídeos incríveis de exemplos de casas e apartamentos bem pequenos que podem se transformar quase que com um piscar de olhos.

 

Espero que gostem e aproveitem!

01 | Lego-style apartment transforms into infinite spaces

02 | Tiny Origami Apartmet

03 | 6 rooms into 1

 

 04 | Extreme transformer home in Hong Kong

 

Comentem e nos deixem saber o que vocês acharam!
Beijos e até o próximo post!