Foto: Renato Elkis – Mostra 2013 Artefacto Curitiba

 

Oi, gente!

Somos Camila Costa e Vinícius Carneiro, designers de interiores e de móveis respectivamente. O nosso objetivo com essa coluna é ajudá-los a transformar os seus espaços, de casa ou do trabalho, com pequenas dicas e dividir com vocês nosso conhecimento sobre o assunto. Esperamos que gostem!

Depois do post da Bárbara com algumas fotos da casa dela, surgiram várias dúvidas (e muito interesse, também) de vocês, leitores, sobre decoração. Então, as meninas nos chamaram para fazer esta coluna semanal com dicas de design e décor.

Aproveitando o post da Bá sobre os quadros com as fotos do casamento na parede (veja aqui), neste primeiro post vamos dar algumas dicas e sugestões de como distribuir e escolher molduras e imagens que deixem a sua parede linda :)

 

01 | Primeiro passo

♥ Escolher uma parede que você queira realçar no ambiente;

♥ É importante que a parede não tenha muita informação como, por exemplo, um papel de parede muito rebuscado, texturas e adesivos.

Foto: Pinterest

 02 | Escolha de imagens

A escolha das imagens deve ser feita a partir de algo que você gosta, do que tem a ver com a sua personalidade, e o que você gostaria de ver todos os dias na parede do seu ambiente.

Nossas sugestões são:

♥ Fotos e lembranças de viagens que você já fez.

♥ Momentos especiais junto com a família e amigos.

♥ Gravuras feitas à mão ou impressas.

♥ Cartas, cartões postais, pôsteres e objetos que estejam guardados.

♥ Objetos ficam lindos emoldurados e super originais!

Foto: luzedesign.blogspot.com | Foto: Pinterest

 

Dá pra ver a guitarra e a máquina fotográfica? Não ficou super charmoso? 

Foto: Renato Elkis – Mostra 2013 Artefacto Curitiba

 

03 | Como escolher as molduras

Dicas para não errar:

♥ Quando as imagens da composição tiverem o mesmo tema e/ou a mesma cor, pode abusar das molduras diferentes.

♥ Quando o tema das imagens da composição for diferente ou imagens coloridas, é melhor que a moldura seja igual para todos os quadros, para não correr o risco de errar.

♥ Outra dica legal, para dar destaque em uma imagem que você mais gosta, é usar um paspatur (passe-partout) maior ou colorido. (O paspatur é o que fica entre a moldura e a imagem, geralmente uma faixa branca de papel ou tecido).

 Foto: Pinterest | Foto: Revista Casa e Jardim


04 | Como organizar os quadros na parede

Antes de fixar os quadros, uma boa dica é fazer estudos de possibilidades de composição colando papel Kraft ou jornal no tamanho dos seus quadros na parede, assim você terá a real visão de como eles irão ficar. 

Foto: umbrinco.com

 

♥ A determinação da altura dos quadros é muito relativa e depende de vários fatores: se é horizontal ou vertical, se está acima de um móvel e do destaque que você quer dar ao quadro. Depende também do seu bom senso, então não existe uma regra exata para isso.

♥ É interessante também que os quadros comecem a ser colocados a partir de um elemento já existente como um móvel ou outro complemento decorativo do seu ambiente.

♥ Se o quadro for colocado acima de um sofá ou cabeceira de cama, é importante que uma pessoa sentada não bata a cabeça na peça.

♥ Manter sempre a mesma distância entre os quadros deixa a composição mais equilibrada, porém toda regra tem sua exceção.

♥ Os quadros não necessariamente precisam ser colocados sempre pendurados na parede. Outra maneira bem bacana é apoia-los em prateleiras. 

Foto: Pinterest

O essencial é que o seu cantinho fique com a sua cara, especial e principalmente que reflita a sua personalidade. Use o seu bom senso e seja feliz!

Gostaram?

Mandem suas dúvidas e sugestões para os próximos posts.
Até a próxima!